Entrevista: Guto Sanches “Mais Afresp”

“Nossa realização pessoal se traduz na satisfação do nosso Associado”

O candidato à eleição da AFRESP têm histórico de 4 administrações à frente da entidade, entre 1997 a 2003 e 2012 a 2014. 

QUEM É

gutoLuís Augusto Sanches,

Com 56 anos, aprovado no concurso de 1986. Ingressou na Secretaria da Fazenda em 1990, no PFF de Castilho, onde exerceu a Fiscalização Direta como Chefe do Posto Fiscal de (04/92 a 12/96). Atuações na AFRESP : 1º Tesoureiro (1997-2000 e 2000-2003); Diretorias designadas: Diretoria Financeira – contabilidade/patrimônio (1997-2003); Diretoria de Tecnologia da Informação (1997-2000); Diretoria Jurídica (1997-1998); Diretoria de Seguros (1998-2003); Diretoria de Regionais (2001-2003); Ouvidoria (2006-2008). Na Febrafite foi 1º Vice-Presidente (1998) e 2º Vice-Presidente (1998-2000) e Membro da Comissão Fiscal (2000-2002). Exerceu a fiscalização direta na DRTC-III (05 a 07/03), sendo também AFR externo na DRT-12 – ABCD (08/03 a 2009), transferindo-se para a DRT/16-Jundiaí, no ano de 2009, onde permanece classificado. Foi membro fundador da CREDIFISCO. É representante do Conselho Deliberativo pela DRT/16 e atual Presidente do Conselho Deliberativo.

O QUE FEZ

Trabalhou desde os 11 anos de idade, no Escritório de Contabilidade de meu pai. Formei-me em Ciências Contábeis e em Direito pela Faculdade de Direito de Araçatuba – ITE. Foi Contador e exerceu a Advocacia por oito anos.

O QUE DEFENDE

Suas principais bandeiras são:

Publiquei no Jornal da AFRESP de Agosto de 2000, onde resumidamente me reporto ao texto da matéria com o seguinte título: “TRIBUTO À CLASSE – Na Entidade somos alvo de todo tipo de crítica, na maioria das vezes procurando nos denegrir e desestimular. …Esquecendo-se que estamos e sempre estivemos abertos, à todos os tipos de sugestões, com propósito de atingir metas que beneficiem o associado. Nossa realização pessoal se traduz na satisfação do nosso Associado, razão pela qual trabalhamos na Entidade. Não busco aqui um porto seguro para dar abrigo à vaidade ou apenas fugir das turbulências profissionais. Objetivamos é crescer coletivamente. Temos consciência de nosso mandato e dele prestaremos contas. Alguns ousam dar solidez à nossa história, que hoje conta com 53 anos de existência. …Podemos falar de nossa Entidade com muito orgulho, principalmente pelo ponto de vista Institucional. …Como parte desta Sociedade, organizados na AFRESP, precisamos conscientizar-nos de uma vez por todas, do nosso papel como AGENTES FISCAIS DE RENDAS, especialmente na Entidade e depois na Sociedade.”

Clique nos links para ver as RESPOSTAS da ENTREVISTA

Sobre a AFRESP

  1. O que o motivou a participar efetivamente da vida classista?
  2. Como você enxerga a questão da duplicidade das tabelas da AMAFRESP?
  3. Você pretende revisar o Estatuto Social? Em quais pontos?
  4. A área de comunicação, por vezes, é questionada pelos associados, existe a intenção de dar mais transparência sobre as decisões da diretoria?
  5. Qual a sua opinião quanto à fusão das entidades (Afresp e Sinafresp)?

Sobre a CARREIRA

  1. Qual a sua avaliação da carreira, no passado recente? E o que falta de relevante para melhorar?
  2. Como você enxerga a reestruturação ocorrida em 2008? Como equacionar os justos pontos de interesse de cada grupo (os antigos sonhando com o subteto único estadual, enquanto que os mais novos preocupados com a correção da cota)?
  3. Você concorda que a Afresp deve apoiar diretamente as ações políticas do Sinafresp?
  4. Como você acha que deve ser o relacionamento com os parlamentares, especialmente os da carreira, em relação aos pleitos da categoria?
  5. Deixe as suas considerações finais.

.

COMPARE AS DUAS ENTREVISTAS (pdf)

MENU ELEIÇÕES AFRESP

5 Comentários to “Entrevista: Guto Sanches “Mais Afresp””

  1. Caro Guto, talvez um AFR no meio de carreira não receba menos do que um desembargador (estamos falando de mais de 40.000 por mês), mas para o seu conhecimento, os pos 1059 mal chegarão ao Teto da NOSSA carreira 18500.

  2. Gostei, de um modo geral, das considerações feitas pelo colega e candidato Guto, sobretudo na questão de um relacionamento mais intenso e trabalho junto ao Sinafresp, aos políticos e à administração. Acho que temos que somar forças.

    Aprecio o valor que dá às conquistas obtidas pela carreira através do trabalho das entidades. Só quem trabalhou duro na época da reestruturação sabe do sacrifício que cada um teve que fazer e o “rojão” que tivemos que segurar.

  3. Gostaria de afirmar que em razão do que citei na pergunta 7 (Como você enxerga a reestruturação ocorrida em 2008? Como equacionar os justos pontos de interesse de cada grupo?), que, PRIORITARIAMENTE, iremos apoiar e atuar em conjunto, para que à Classe, sejam restabelecidos os direitos que abruptamente foram retirados com o ADVENTO da Lei 1.059/08. A AFRESP só tem sentido de existir, em função dos seus ASSOCIADOS Agentes Fiscais de Rendas.

  4. Igualdade de direitos, condição essencial para a classe permanecer unidade.A desunião só interessa ao Governo, nos divide,nos enfraquece.Vamos nos unir, uma vara quebra com facilidade, um feiche de varas, mais resistência,mais dificil de dobrar ou quebrar.

  5. Restabelecendo a verdade – parte 1

    Prezados Colegas AFRs leitores do BlogdoAFR,

    Está sendo “plantada” uma informação inverídica, comportamento de todo indesejado, porém, próprio de algumas pessoas aéticas (ou antiéticas?) em época eleitoral, de que o Candidato a Presidente da AFRESP Guto, da Chapa 1 – Mais AFRESP, estaria “fugindo do debate” proposto pelo Colega Teo. Isto não é verdade, em nenhum momento isto aconteceu ou acontecerá.
    Ocorre que queriam fazer o debate hoje, o que era impossível para o candidato Guto, e foi devidamente informado aos interessados na organização do Debate – Colegas Sérgio Valente, Colega Teo e Colega Lobato, indicado pelo Candidato da Chapa 2 como seu representante e porta-voz Acontece que todos tinham agendas de compromissos que teriam que ser remanejados para abrir uma janela para o debate. O próprio Querido Colega Sérgio Valente, que seria o mediador, teve dificuldades, conforme mails que copio abaixo. Estamos indicando outro mediador, o Colega Pisani.
    O candidato Guto está a disposição e pronto para o Debate, ótima idéia do Colega Teo, porém, sob regras previamente consensadas e no dia 07/11/2014.
    Faço estas observações a bem da verdade.
    Queremos sim ganhar as eleições e a decisão está nas mãos dos Colegas AFRs eleitores. Acreditamos, no entanto, que a verdade, a ética, o respeito às leis, ao estatuto e às regras que forem consensadas devem prevalecer, sempre em benefício do Associado. Não vamos ganhar as eleições plantando mentiras ou espalhando inverdades. Ganharemos as eleiçoes dentro dos princípios com os quais cuidaremos da gestão da AFRESP, em cada um de seus departamentos, sempre buscando o bem para todos os AFRs, e sempre pautados pelos princípios da ética, da verdade, da moralidade, da impessoalidade dos atos administrativos, do respeito aos interesses dos Associados, pela real transparência nas informações e pelo respeito às normas postas.
    Estou aguardado as respostas do Lobato, do Teo e do Pisani para passarmos à definição das regras do Debate.
    Vejam abaixo mensagens trocadas a respeito. Restabeleçamos a verdade, algo útil para a democracia e respeitoso para com os Colegas Eleitores.
    Grande abraço a todos.
    At
    Antônio Guerra
    Chapa 1 – MAIS AFRESP.
    ******************************

    DEBATE AFRESP – AGENDA – DISCUSSÃO DE REGRAS – DIA E HORÁRIO
    De:
    “antônio guerra”
    Bloquear contato
    Para:”asgvalente”
    Exibir todos destinatários
    CC:”guto jundiaí – conselheiro guto-sanches” , betelnet@gmail.com, “José Roberto Soares Lobato”
    Enviado em:Sex 31/10/14 18:51

    Recebido em:Sex 31/10/14 18:51

    Caro Sérgio Valente, Demais Caros Colegas,

    Que pena Você não poder mediar o debate. Mas, não se preocupe, vamos sugerir outro nome, que seja aceito por todos. Boa viagem.

    Caros Teo, Lobato, e candidato Rodrigo,
    Sugiro o nome do Querido Colega AFR ARTUR ANTONIO CHAGAS PISANI para ser o mediador do debate presencial entre o candidato Guto e o outro candidato a Presidente da AFRESP.
    Aguardo manifestação de Vocês sobre o dia da 1.ª reunião para definirmos as regras. Estou a disposição a partir deste momento, em qualquer dia, horário e local que previamente combinarmos. Lembro que tenho agendados alguns encontros com Colegas da Sede e de DRTCs de 2.ª a 5.ª da próxima semana, durante o dia.

    Caro candidato Rodrigo Spada,
    Estou copiando-o no email da AFRESP. Gostaria que Você me enviasse seu email particular, pois, não acho correto usar o email corporativo da AFRESP em assuntos da campanha eleitoral, especialmente porque Você nos informou que está em férias, portanto, pode não estar acessando a caixa de emails do Diretor Financeiro/Seguros Rodrigo.
    Grande abraço a todos

    Antônio Guerra
    Chapa 1 – Mais AFRESP
    *****************************

PARTICIPE, deixando sua opinião sobre o post:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: