Articulista do Blog do AFR lança livro sobre tributos

book-joaopor Rita Gallo

Evento será no dia 13 às 20 horas no Centro Cultural de Monte Aprazível

Depois da Lei de Responsabilidade Fiscal, que incriminou a presidente Dilma Rousseff, as questões tributárias estão na ordem do dia. O advogado doutor em Direito Econômico e Financeiro e fiscal de rendas aposentado, João Francisco Neto, aborda no livro Evolução Histórica dos Tributos, a caminhada dos impostos desde a antiguidade até hoje. A obra será lançada em Monte Aprazível no próximo dia 13, no Centro Cultural Ana Maria Ceneviva Berardo.

Em entrevista exclusiva à Voz Regional, João explica que o livro, tese de seu doutorado na Universidade de São Paulo, vai ajudar muito estudantes das áreas do Direito Econômico, já que esse tipo de obra é escassa no Brasil.

Como será a festa de lançamento do livro no dia 13 e porque você escolheu Monte Aprazível para o evento?
A festa de lançamento do livro, que ocorrerá no próximo dia 13 de julho, será um evento simples, como sempre são os lançamentos de livros. Ocorrerá no Centro Cultural, onde serão recepcionados os amigos, as pessoas convidadas e o público em geral. Na oportunidade, a obra será apresentada ao público.

Cogitou lançar o livro em outra cidade?
Nunca cogitei fazer o lançamento em outra cidade. O Centro Cultural é um local adequado e aberto à população em geral, além de ser um belíssimo espaço. Na oportunidade, estarei recepcionando os amigos e as pessoas em geral e autografando os livros, que estarão disponíveis para aquisição do público que prestigiar o evento. Para mim, a escolha de Monte Aprazível para o lançamento do livro foi algo óbvio, principalmente pelos laços afetivos que mantenho com a cidade e com toda a comunidade aprazivelense. Como disse, em nenhum momento cogitei de fazer o lançamento em outro local ou cidade.

Fará outras festas de lançamento em outras cidades?
Não. O lançamento será feito apenas em Monte Aprazível.
Qual foi a inspiração para reatualizar o livro e o que esta nova versão tem de novo?
Há tempos o Brasil vem atravessando por profundas crises, que ultimamente vem se agravando. Uma das principais causas para essa crise é a questão tributária, ou seja, a alta carga tributária, aliada ao grande número de tributos, além de sua complexidade, que provoca custos e dificuldades para toda a economia e a população em geral. Por isso, e tendo em vista que a primeira edição estava esgotada, considerei que seria o momento adequado para uma nova edição do livro.

Do que se trata a obra e quais os principais pontos que ela aborda?
A obra tem como base a minha tese de mestrado, apresentada junto à Faculdade de Direito da USP (Largo São Francisco). Como o próprio título indica, trata-se de um relato que abrange desde os mais remotos tempos da antiguidade até os dias de hoje. O livro não fica apenas nos relatos históricos, pois na parte final há uma profunda análise das questões tributárias nacionais, bem como a apresentação de proposta para o encaminhamento dessas questões. Quem se detiver na leitura do livro poderá tomar conhecimento dos mais variados tipos de impostos, cobrados ao longo do tempo. Mais uma vez, ficará comprovado que não é de hoje que os governos veem exercitando a “criatividade” para possibilitar casos de cobrança de tributos em situações inesperadas.

Qual público você pretende alcançar com a publicação e qual a importância da obra para você?
Trata-se originalmente de uma obra direcionada para o público acadêmico. Porém, tive o cuidado de redigi-la numa linguagem clara, simples e direta ao ponto, como deveriam ser todos os textos. Assim, qualquer pessoa que tiver interesse na questão dos impostos poderá lançar mão do livro e dele extrair boas histórias. Além disso, na medida do possível, cada capítulo poderá ser lido independentemente de outro e sem prejuízo para a boa compreensão do assunto. Desta forma, acredito que a obra é de interesse geral.

ARTIGOS de JOÃO FRANCISCO NETO

Fonte: A Voz Regional

PARTICIPE, deixando sua opinião sobre o post:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: