Efeitos da mobilização fiscal paulista

SONIA RACY
10 outubro 2015

Se o fato se repetir na esfera federal, será a primeira notícia positiva sobre o Brasil depois de muito tempo. O Estado de São Paulo acaba de constatar uma melhora na sua arrecadação do ICMS no mês de seternbro. “Ela ainda é negativa em relação ao ano passado – menos 1,8% -, mas caiu bem menos do que nos outros meses do ano”, explica Renato Vilella, secretário da Fazenda de Alckmin. Comparada com igual período de 2014, a arrecadação de janeiro a setembro está 3,7% menor. 
Alívio 2 

A que São Paulo atribui essa reação? “Desconfiamos de um crescimento das exportações, mas este número só ficará claro semana que vem”, explica Vilela. Ele desconfia, também, de que a greve branca dos fiscais estaduais no mês passado possa ter contribuído. “Quando a empresa leva multa, ela não paga o imposto devido, recorre e às vezes leva até um ano e meio para quitar o débito” […] Saiba mais

Leia também:

Alckmin: “Atuação do AFR tem grande papel social”

[Video] Mega protesto de fiscais na Rangel Pestana

[Áudio] AIIM zero é notícia na CBN

Fiscais paulistas suspendem autuações

8 Comentários to “Efeitos da mobilização fiscal paulista”

  1. Alguém poderia me explicar o que ele quis dizer na segunda parte?

  2. João, não sou Fiscal…sou filho de Fiscal. Posso estar enganado mas pelo que entendi, o Sefaz quis dizer que nos meses anteriores a arrecadação tinha caído mais, também, em razão da greve branca dos fiscais, onde as autuações ficaram muito abaixo da média.

  3. Essa segunda parte, assinalada, me preocupou exatamente por ser dúbia. O que o Secretário quis dizer: os fiscais pararam, com a greve branca, e a arrecadação subiu. Conclusão a que se ´pode chegar: sem a atuação dos AFRs a arrecadação sobe. CQD: os AFRs não são tão necessários assim!
    É isso ou estou enganado?
    Miguel S. Martins
    AFR aposentado

  4. Miguel, entendi de forma contrário à sua indagação. Pelo que compreendi, o Sefaz fez um balanço positivo do mês de setembro, já que a matéria é do começo de outubro. Então, entendi que ele quis dizer que no mês de agosto a arrecadação foi baixa em razão também da greve branca dos fiscais naquele mês(agosto). Então como a base de comparação é baixa, não seria difícil que no mês seguinte (setembro) houvesse uma melhora. Mas concordo que o texto é dúbio. Porém este secretário já tem experiência na área pública(foi Secretário da Fazenda no Rio de Janeiro – naquele Estado ele foi peça fundamental pra conseguirem o subteto único), então acho muito difícil ele dar uma declaração que soaria como uma provocação aos fiscais, ainda mais no atual clima beligerante que existe entre a carreira e o Estado

  5. Ou seja, na minha visão, com outras palavras o Secretário Renato Vilella teria respondido assim à Sônia Racy: “Ainda não sabemos ao certo o que causou essa melhora de arrecação em setembro. Desconfiamos que seja pelo aumento da exportação e também pode ser que a arrecadação tenha subido esse mês em relação a agosto, porque em agosto os fiscais já estavam em greve branca, então a arrecadação foi bem baixa naquele mês”

  6. arrecadação ops

  7. Entendi como o Richard, por pura dedução, pois a Sonia Racy, por vezes, tem escrito muito mal.
    Outra vez, percebi que ela (ou sua equipe) escreve o que lhe passam, sem checar a notícia ou, pelo menos, o outro lado.

  8. Tomara mesmo que vocês tenham razão. A gente anda tão escaldado que qualquer coisa já assusta.

PARTICIPE, deixando sua opinião sobre o post:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: