Segredos da Finlândia

jfrancisconewJoão Francisco Neto

Nos últimos anos, o sucesso da Finlândia no campo educacional vem chamando a atenção do mundo todo. Grandes potências econômicas, como os Estados Unidos, voltaram seus olhos para esse pequeno país nórdico, que, seguidamente, tem alcançado os maiores índices nas avaliações internacionais, como o Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Alunos), da OCDE. Isso nos leva a algumas considerações. Afinal, qual é o “segredo” do ótimo padrão de educação da Finlândia? Que lições o mundo pode aprender com o sistema educacional finlandês? Seria possível transpor a experiência da Finlândia para outros países? De plano, podemos afirmar que não há respostas prontas para esses questionamentos, embora muita coisa possa ser aproveitada a partir da bem sucedida experiência finlandesa.

Os diversos estudos sobre o assunto mostram que um dos “segredos” da Finlândia é manter um quadro de professores altamente bem treinados, respeitados, motivados, bem remunerados e com ampla autonomia. Na Finlândia, a carreira de professor confere grande prestígio à pessoa (no Brasil, também já foi assim!) e o ingresso nas faculdades de licenciatura é muito disputado. Para se habilitar a docência, todos os alunos têm de fazer um mestrado, depois da graduação, inclusive para lecionar no curso primário. E mais, ainda: nesses cursos, os alunos participam de aulas práticas, a exemplo do que ocorre com estudantes de medicina, que praticam num hospital-escola […] Continue lendo

Tags:

One Comment to “Segredos da Finlândia”

  1. E quem imagina que os atuais homens ditos públicos estão preocupados com a educação da população? Preocupam-se com a educação dos filhos, têm dinheiro para pagar colégios e universidades caras, têm até o cuidado dos enviar para universidades nos EUA de onde retornam com lindos diplomas que os lançará na rota do sucesso que serviu os pais.
    Imaginem implantar o método da Islândia no Norte e Nordeste onde a grande maioria das crianças enfrenta mil dificuldaes para aprender a ler e escrever, a maior parte não completa o ensina elementar obrigatório por culpa de administrações municipais que não respeitam a lei e muito menos a educação das crianças.

PARTICIPE, deixando sua opinião sobre o post:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: