A grande sociedade

jfrancisconewJoão Francisco Neto

“Só no ano de 1966, o governo gastava cerca de 20 vezes mais com o Vietnam do que com os programas sociais contra a pobreza”

No mês de novembro de 1963, após o trágico assassinato de John Kennedy (1917-1963), assumiu a presidência dos Estados Unidos o seu vice, Lyndon B. Johnson (1908-1973), que até então se sentia como um patinho feio, à sombra do enorme carisma de Kennedy. Com a intenção de dar uma “cara nova” ao governo, Johnson não deixou por menos: resolveu deslanchar um monumental plano de governo, cujos principais objetivos eram promover a mais ampla liberdade para todos, combater e eliminar a pobreza, e terminar com a injustiça racial. Nessa linha, batizou o plano com o pretensioso nome de “A Grande Sociedade”.

Até então, seguindo as diretrizes da Guerra Fria, a política americana era voltada para ajudar as nações no combate ao comunismo, considerado a antítese dos mais caros valores norte-americanos; Lyndon Johnson resolveu mudar esse eixo, voltando a ação do governo para o enfrentamento de questões internas difíceis, como a pobreza. Após o final da 2ª Guerra Mundial, os Estados Unidos passaram a experimentar um notável crescimento econômico, que trouxe muita prosperidade para a maioria da população. Todavia, segundo dados levantados pelo pesquisador Michael Harrington, havia à época cerca de 40 milhões de americanos pobres, vivendo em péssimas condições – eram pessoas para as quais o “sonho americano” não havia se realizado. Presos no círculo vicioso da miséria, em que lhes faltavam educação, empregos e cuidados médicos, essas pessoas viviam como se fossem estrangeiras em seu próprio país. Com raras exceções, até então as questões de assistência aos pobres ficavam relegadas aos governos locais, igrejas e entidades filantrópicas […] Continue lendo

Tags:

PARTICIPE, deixando sua opinião sobre o post:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: