Il capo di tutti capi

chico.barroso11Francisco das Chagas Barroso

Em um lugar muito, muito distante, supostamente numa província onde se comia muita Calabrezza, havia um poderoso político envolvido em corrupção. Em sua fazenda, criava Vaccari. Dizia a lenda que na horta do uomo chovia muito dinheiro, quase houve um Delúbio de verdinhas.

Solidário e benevolente, no poder, dava dinheiro, pão e circo ao povo, e no subterrâneo, em seus auspiciosos esquemas com grandes corporações, distribuía os dividendos criminosos com as bases de sua extensa famiglia e aliados. Isso fazia com que fosse o provedor maior nas disputas eleitorais, quase sempre bem sucedidas, para manter o poder.

Mas, apesar de suas estripulias evidentes para qualquer homem médio, o capo di tutti capi não aparecia, ninguém conseguia pegá-lo. Ele tinha um Testonni de ferro, um compadre, que fazia o trabalho sujo e um grupo poderoso de políticos e da justiça que o blindavam. O cara era eficiente, não comia mosquinni em serviço […] Continue lendo

4 Comentários to “Il capo di tutti capi”

  1. “Não fosse pela providência divina, que lhe conferiu um triste infortúnio carcinogênico”
    Muito deselegante e desnecessário apelar para doença do alvo de sua execração.
    Achei uma palavra em italiano para o seu comentário: cacca.

    • Caro Amilton. Respeito sua crítica, mas se trata apenas de uma crônica bem humorada. De fato, o desfecho da “justiça divina” foi pesado e trágico, pelo descrédito da justiça dos homens. Mas, a julgar pelos malefícios do “chefe dos chefes” à sociedade, talvez um final aos padrões chineses de punir a corrupção já seria satisfatório.

    • Caro Amilton! Me rendendo às providenciais críticas recebidas e aos caros preceitos cristãos e humanistas, e, para evitar que, no futuro, algum leitor venha me atribuir a pecha de “mensageiro do mau presságio”, informo que alterei o desfecho do artigo.

      Abraços.

  2. Parabéns Chico Barroso!

PARTICIPE, deixando sua opinião sobre o post:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: