Governador pede apoio de fiscais para aumentar arrecadação

Em minha gestão “distância com a categoria fará parte do passado”

No encontro foi comandado pelo secretário de Estado da Fazenda, o chefe do Executivo estadual afirma que a mesma importância que o governo dá aos empresários, que recolhem tributos pagos pela população, será dada aos agentes que arrecadam. “Quero transmitir a todos os fiscais de tributos estaduais que o setor de arrecadação terá o reconhecimento que merece porque ele é muito importante para o Estado. O secretário George Santoro tem e terá todo o apoio para fazer as mudanças necessárias na área da arrecadação,” ressaltou.

O auditório ficou lotado de profissionais da categoria

Santoro ratifica que sem o comprometimento e apoio do grupo de auditores fiscais não será possível melhorar a arrecadação. “Peço a vocês que façamos um trabalho de alavancagem de arrecadação para obtermos a eficiência que precisamos” […] Saiba mais

Leia também:

Cronologia do descaso

Autonomia Técnica e Funcional

Aprovada a Lei Orgânica do Fisco do Ceará

13 Comentários to “Governador pede apoio de fiscais para aumentar arrecadação”

  1. Postura inteligente do governador e do Sefaz de Alagoas. Oxalá cumpram a palavra empenhada.
    Fisco tratado com respeito e consideração produz mais e melhor. E quando isto acontece, diminui a sonegação, diminui a concorrência predatória, o empresário sério se sente mais seguro para investir, a arrecadação sobe quase imediatamente, e em seguida o nível de investimentos, empregos, renda e novamente a arrecadação. É um ciclo virtuoso. O Estado inteiro ganha, todas as secretarias de governo passam a ter, a médio prazo, orçamentos melhores.
    A boa gestão pública começa com avanço da arrecadação, passa por corte de desperdícios e alocação inteligente dos recursos arrecadados.
    E o avanço da arrecadação não há dúvida nenhuma de que passa por um Fisco tratado com respeito e consideração.
    Parabéns ao governo de Alagoas e ao Fisco de lá.

  2. Por aqui predomina a arrogância e o nariz empinado. O Nordeste está a um centenário à nossa frente.

  3. Fisco bem tratado, governo recompensado.

  4. Interessante observar a forma transparente em que ocorreu o episódio, de forma pública na presença (livre) dos integrantes da categoria, e ao que parece, sem deputados “padrinhos” da causa (ou donos do rebanho). Nem mesmo os “donos” do sindicato que poderiam tentar dourar a pílula, vendendo “acordo” e “compromisso firmado” em cima de palavras pinçadas em diálogo de gabinete.

    Outro ponto é a indispensável presença/participação do Sefaz na reunião.

    Isso não quer dizer que as belas palavras do governador são sinceras, mas, em política é respeitado aquele que, ao menos, se expõe publicamente, pois assim, configura “um fato” com dezenas de testemunhas oculares.

  5. Quase tive uma sincope cardíaca ao ler a noticia…. Achei que era o picolé de xuxu, ledo engano.. Nas publicações vocês DEVERIAM ESCREVER DE QUE ESTADO É A NOTICIA. É UMA FALHA DO BLOG, talvez a unica.

  6. Penso que essas chamadas do blog são muito educativas. O leitor brasileiro está mal acostumado — lê as manchetes e a introdução e se dá por satisfeito. E como as capas muitas vezes distorcem o conteúdo da reportagem, a opinião pública fica com a visão distorcida que consta na capa. Se lesse o miolo, veria que não é bem assim, que lá na reportagem consta uma ressalva, ou consta que não há prova sobre aquela informação, ou pior, consta uma “suposta” prova que a rigor não prova nada.
    É preciso que os leitores se habituem a ler as matérias, e não apenas as manchetes e as chamadas. Nesse sentido, o Blog do AFR está sendo educativo.
    Ademais, tem a virtude de não mentir nem na manchete, nem na chamada.
    E com a vantagem de estimular o efeito comparativo entre o que se passa em SP e o que se passa pelo Brasil afora.

  7. – {Pela primeira vez, após 20 anos, encontro contou com a presença do governador, que abriu reunião e disse que em sua gestão “distância com a categoria fará parte do passado”} – Esta chamada da notícia divulgada no site da Secretaria de Estado das Alagoas, chamou minha atenção pela ironia política depois de passados vinte anos sem diálogo e, por isso mesmo, penso que os colegas fiscais do Estado de Alagoas não deveriam ficar contentes nem demonstrar muita satisfação pelo fato de o Governador Renan Filho e o Secretário da Fazenda tê-los chamado para ouvirem elogios e serem convocados para se esmerarem em seus trabalhos no incremento da arrecadação. Segundo a notícia, o Governo recem empossado herdou uma dívida de R$ 357 milhões e tem em caixa apenas R$ 28 milhões disponíveis. Diante da situação financeira deficitária não restou outra alternativa ao Governo do Estado, de fazer discurso otimista de aproximação com a classe de fiscais de rendas que tem, por dever de ofício, a obrigação de executar a função fiscalizadora no incremento da arrecadação de impostos. Por detrás deste discurso há sinais de enrolação, principalmente, se for considerado as orígens e raízes do político Renan Filho.

  8. É verdade, Sebastião, se o Renan Filho for da mesma laia do Pinocchio paulista, pode não dar em nada. Mas pelas informações que tenho sobre o filho do Renan, é um político jovem e inteligente, sagaz. Se for mesmo inteligente e sagaz como dizem que é, concederá ao Fisco alagoano um tratamento de primeira classe e terá um enorme retorno, pois quem trabalha satisfeito produz mais, com mais garra, com gana.
    Uma notícia de melhor tratamento ao Fisco, estampada nas páginas dos jornais, por si só aumenta a arrecadação, pois os contribuintes põem as barbas de molho.
    O melhor guarda da vinha é o medo de que o guarda venha, diz o Saramago no livro Todos os Nomes. E eu acrescento: o medo de que o guarda venha aumenta quando se sabe que ele vem e que vem babando, disposto a produzir mais e melhor.
    Se o Fisco for para cima do contribuinte com disposição de quem está em Operação Padrão, a receita tributária vai aumentar a passo de tartaruga, mas se vier com tratamento de primeira, o passo é de alazão…

    • Obrigado, Sergio Valente, pelos esclarecimentos. Você explicou com muita clareza o outro lado da moeda que o Renan Filho está pretendendo jogar com os fiscais alagoanos, que é justamente, trabalhar o lado psicológico do contribuinte, no que se apresenta maior rigor na fiscalização.É mesmo como diz o Saramago: “o melhor guarda da vinha é o medo de que o guarda venha”.

  9. Postura correta do gestor que precisa motivar a sua equipe de trabalho e buscar resultados com esforços conjuntos.

  10. Eu me sinto motivado trabalhando na Sefaz SP. Vocês citam Saramago e eu cito Tim Maia para explicar a motivação: “Me dê motivo, para ir embora”.

  11. Pois é — ‘Maia’, Tim, ‘maia’, como dizia o Ferreira Martins, um grande apresentador de rádio que é atualmente o maior locutor de comerciais do rádio e da tv.Tem mesmo que malhar.
    Você tem toda razão. “Me dê motivo pra ir embora”, ou “Me dê motivo pra ficar e trabalhar mais, melhor e feliz.”
    Os novos gestores de Alagoas estão no caminho certo, como bem aponta o Clodomar. Os nossos gestores paulistas é que estão dando mole, desse jeito a nossa arrecadação vai crescer cada vez menos e os orçamentos de todas as secretarias do governo vão sofrer com isso, o serviço público em geral vai sofrer com isso, a população que se serve do serviço público vai sofrer com isso, e na próxima eleição oxalá o governo atual sofra com isso nas urnas…

  12. Parabéns ao fisco alagoano pelo tratamento inicial do novo governo. Diversamente do que ocorre por aí, aqui em Rondônia o fisco estadual está desmotivado, sucateado e desestruturado. Temos um governador corrupto reeleito, do PMDB e alguns colegas na cúpula da SEFIN que só pensam neles mesmos – nos cargos comissionados e outras ambições inconfessáveis..Um presidente de sindicato pelêgo apadrinhado do governo representa a categoria. Estamos nessa curva descendente há mais de 20 anos. Para alguns que acham que estou sendo pessimista, sugiro dar umas voltas por estas bandas, para verificar in loco.

PARTICIPE, deixando sua opinião sobre o post:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: