Inversão de valores na sociedade moderna

viana-sebastiaoSebastião Amaro Viana Filho

No dia em que o povo brasileiro começar a entender que político não está ‘nem aí com a rapadura’, tudo vai melhorar neste País

Nos últimos anos nunca se falou tanto em inversão de valores principalmente nestes tempos cinzentos de desgoverno do PêTê de Lula, continuado por Dilma, PMDB infiltrado nos meandros das lideranças nas ocupações de diversos ministérios na esplanada do planalto, entre outros tantos cargos do alto escalão de um governo tradicionalmente marcado pela corrupção, roubalheira e desvio de dinheiro público.

Nos tempos do governo de FHC já se falava sobre o tema inversão de valores, mas de uma forma mais branda, com pouca euforia diferentemente dos comportamentos sociais vistos nos últimos tempos, ou mesmo em 2014, ano em que o PêTê conseguiu emplacar seu quarto mandato consecutivo no desmando dessa grande e acéfala nação brasileira. Talvez esse diferencial seja consequência de que Fernando Henrique Cardoso sempre foi considerado um intelectual reconhecido nos meios social e acadêmico, enquanto que Luiz Inácio Lula da Silva um semianalfabeto, que não fosse político poderia se orgulhar de ter sido operário, mas ambos são descaradamente os maiores protagonistas de inversões de valores sociais dos últimos vinte anos.

Ambos, políticos profissionais entre tantos outros, herança de um passado negro da história do Brasil, que, enquanto presidentes da república, fizeram tudo errado em favor do povo brasileiro, rasgaram a Constituição “Cidadã” do Brasil e na administração da coisa pública praticaram atos que foram na sua grande maioria direcionados em seus próprios benefícios, amparados pela maioria da classe política integrante do Congresso Nacional, igualmente praticante das maiores falcatruas e desmandos sociais principalmente contra a classe proletária brasileira. […] Continue lendo

4 Comentários to “Inversão de valores na sociedade moderna”

  1. Sebastião que não gostes do PT e de Lula, todos nós podemos entender, agora que taxes os governos do PT como sendo marcados por roubalheira e corrupção, estás fugindo à verdade e exagerando. Será que não tens conhecimento do monstruoso roubo que foi feito durante a privatizações comandadas pelo tal intelectual FHC? O Lula, semi analfabeto como o classificas, não vendeu parte do Brasil e distribuiu aos mais pobres algum dinheiro, pouco, distribuiu algum. Nenhum dos anteriores presidentes quiz saber dos mais pobres! E Lula não é o semi-analfabeto que tu julgas. Tem seus defeitos como todos nós, mas é um indivíduo com grande capacidade de pensar sobre o Brasil!

    • O amigo tem razão! eu poderia ter abordado o tema com maior profundidade falando também sobre a corrupção vivida no governo Sarney, início dos anos oitenta, do Governo Collor de Melo, no início dos anos noventa e, do Governo FHC, a partir de 1994. Agora, admitindo ser verdade que a corrupção, dos últimos anos ocorreu a partir do início do período pós regime militar, não se pode tentar livrar o PT da continuidade das ações corruptivas a partir de 2003. Contudo, toda agremiação política tem lá seus fundamentos e ideologias próprios, cabendo àqueles adeptos ou àqueles que possuem filiação partidária, lutar pelos seus próprios interesses. Tudo isso faz parte da nossa cultura na sociedade brasileira. Abraços.

  2. Sebastião, você abordou uma verdade definitiva, que parece que não ficou bem destacada em sua exposição.
    O grande responsável pela inviabilização do Brasil como Nação é o PSDB, que, chegando ao poder em 1995, na esteira do sucesso do plano real,tinha todas as condições politicas pra ter feito as reformas essenciais-política e tributária, para a construção de uma nação moderna e republicana. Não fez. Traiu logo de cara seus compromissos estatutários.
    Para o sucesso definitivo do plano real, a reforma tributária, a adoção de um sistema tributário não regressivo, funcional, era um dos pilares do plano real. Manteve-se esse Sistema Tributário que nós, operadores do fisco, sabemos ser uma fraude absoluta. Um engodo. Com um sistema tributário sério, em uma década ingressaríamos no primeiro mundo.
    Fernando Henrique poderia tê-la feito, pois no início de seu mandato tinha as condições politicas para fazer.
    O PSDB tinha o governo dos principais estados brasileiros. Tinha o governo de São Paulo!!
    Covas usou este poder para entregar o Banespa à sanha do sistema financeiro, como foi usado também para a consumação de todos os outros crimes de lesa-pátria, como a alienação das principais estatais ao mercado, vendendo o nosso futuro.
    Teria feito as bases da Nação sim, se não tivesse cedido às forças ocultas á que Brizola se referia sempre.
    As mesmas que denunciava Jânio Quadros. As mesmas às quais o PT se subordina.
    Para o capitalismo predatório mundial o PT é o melhor dos mundos, porque dá de comer aos miseráveis, faz uma distribuição de renda fajuta, não sustentável, na base da esmola, e assim amortece as massas, fechando, com o que é essencial, com a globalização financeira.
    Assim, de pronto, chegando ao poder, traíram todas as princípios que alicerçaram a criação do PSDB, compondo com o capitalismo apátrida e predatório que sempre vigeu aqui.
    A partir dessa capitulação, que se deu no 1º trimestre de 1995, logo após assunção do poder, tudo o mais foi sempre igual, as negociatas com os partidos “políticos” que são valhacoutos de gangsteres institucionalizados por uma legislação eleitoral louca, kafkiana, infame.
    Collor, pelo que parece, caiu porque recusou-se a dividir o botim com as canalhas partidárias.
    O PT, formado por intelectualóides que se rotulam “progressistas” que, somados a sindicalistas analfabetos, chegando ao poder só podia dar no que deu, lambuzando-se ao comer o melado, sem qualquer compostura, ou respeito à liturgia dos cargos.
    Temos uma maldição cósmica: jamais seremos uma Nação. Perdemos o bonde da história.
    O crime, a bandalheira, a inversão dos valores é definitiva. Não se muda mais isso. Seria necessário um projeto olímpico de reeducação das massas que levaria gerações para acontecer, caso houvesse o projeto. Não há!
    Transformamo-nos num povo anárquico, imbecilizado, que vive da chicana e da putaria generalizada.
    Povo rede Globo! Povo Silvio Santos.
    E Povo Edir Macedo. Não podemos nos esquecer do papel primordial na doutrinação das massas, mantendo-as estultas e fanáticas, desempenhado pela novéis “igrejas” pentecostais….
    Panes e Circus levado a quintessencia: vide o Templo do Salomão. Espetacular shopping da fé…..rsrsrsr. Um luxo!
    Como sempre afirmei, entre os políticos brasileiros não há diferenças éticas: apenas nos maneirismos.
    Por exemplo: os peessedebundas e o petralhas são iguais na essência.
    PSDB é composto por putas chiques, café fotô. PT é composto por putas de beira de estrada, para caminhoneiros.
    E para as “alices” que me adjetivarão como pessimista, aconselho que estudem a verdadeira história do Brasil recente: os últimos 40 anos.
    E também, recordo a velha piada: a diferença ente o otimista e o pessimista, é que o pessimista é mais bem informado.

  3. Caro colega Edison Farah,
    Você tem razão. Pequei ao deixar de fazer uma abordagem mais profunda sobre o assunto em debate no que pretendi trazer à baila um pouco da história política e corpotamental do Brasil, começando pelo Governo do PSDB de FHC. Por isso, agradeço a voce pelo brilhante e abalisado comentário que, sem dúvida, foi aqui colocado no momento certo e serve para enriquecer e complementar as conclusões de conteúdo da exposição dessa matéria, de forma mais abrangente, visando trazer uma explicação da orígem da atual situação política do Brasil que está a atingir a todos nós. Muito obrigado!

PARTICIPE, deixando sua opinião sobre o post:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: