O Fisco violado V – O abominável desvio do ISS e o implacável aumento do IPTU

teo.seminariog3Teo Franco

Indignação houve por parte dos prefeitos, sucedido e sucessor,
mas pelos prejuízos eleitorais…

Foi com sobressalto e indignação que a população recebeu as notícias do grande escândalo de corrupção ocorrido na prefeitura de São Paulo. Tem se tornado frequente esse tipo de surpresa desagradável, desta vez, naquela que esta entre as dez cidades mais ricas. Com PIB que supera R$ 450 bilhões, se fosse um país seria a 36ª economia mundial.

Enquanto a roubalheira corria solta através de negociatas para liberação de novas construções de imóveis de luxo desviando recursos do ISS a mesma máquina pública deixava de fiscalizar estabelecimentos que funcionavam sem licença. Prova disso é a outra manchete, do incêndio em prédio residencial vizinho de estabelecimento comercial sem alvará de licença de funcionamento, onde ocorreu o início do sinistro.

Segundo denúncia, o esquema funcionava especialmente em função das grandes incorporações imobiliárias, que tinham interesse na redução do ISS, causando, segundo estimativas preliminares, prejuízo aos cofres públicos na ordem de R$ 500 milhões.

A ironia da história é que o incêndio não se deu em bairro afastado na periferia da metrópole, mas no centro da cidade (Rua do Boticário, esquina com a Avenida Ipiranga) a seis quadras do gabinete do prefeito, mesmo endereço da Unidade de Fiscalização (Vale do Anhangabaú, 206) […] Continue lendo

Tags:

PARTICIPE, deixando sua opinião sobre o post:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: