Sinais de uma eleição sindical VIII – AGE pra quê? Vamos vender seguros!

teo.seminariog3Teo Franco

Empresa contratada e reuniões temáticas vão preparar os AFRs para uma AGE futura

A tão aguardada reunião do Conselho frustra, mais uma vez, a expectativa de muitos. No 14º mês deste mandato sindical a notícia divulgada pelo Sinafresp é que, para realização de uma AGE é necessário, antes, contratar empresa de pesquisa:

A diretoria do Sindicato reunirá as propostas e encaminhará para uma empresa de pesquisa contratada que levantará com aproximadamente mil colegas os problemas da Classe. Com base na pesquisa, a direção identificará os principais anseios dos AFRs

A presidente do sindicato explicou:

Os colegas farão reuniões temáticas em suas unidades com o objetivo de preparar a Classe para a AGE.

Na mesma reunião, a diretoria apresentou “proposta de convênio com uma seguradora para oferecer seguros com benefícios relevantes para o filiado. Ouvida a opinião dos representantes sindicais, a diretoria vai discutir e deliberar sobre o assunto”.

Gostaríamos de oferecer para os nossos sindicalizados uma gama de convênios em diversas áreas.

E assim, caro colega, esta gestão sindical, no segundo terço de mandato, dá sequência à uma postura demagógica, adiando, mais uma vez, a realização da primeira Assembleia Geral de seus filiados, sabe-se lá por qual razão… Ainda mais, segue caminho inverso ao natural, que seria de buscar apoio da entidade co-irmã (Afresp) nos pleitos que são de todos, mas não, prefere fazer ameaça velada de “vender seguros e ‘gama de convênios'”.

A quem interessa tudo isso?

Quem não se lembra da discórdia ocorrida na gestão passada, onde a vice (atual presidente) questionava a falta de ação do então presidente? Época em que se cobrava mobilização, críticas na imprensa, etc… algo que provocou  racha na diretoria, recurso ao Conselho de Representantes, depois Conselho de Ética e, até, medida judicial. Pelo menos, a gestão anterior, em seis meses, havia realizado duas AGE’s – sendo uma delas, é verdade por abaixo assinado. O que tanto segura a atual direção para não querer realizar AGE, mesmo que regional, ou ainda, virtual, já utilizada em outras categorias profissionais? A impressão que fica é que continuamos sendo tutelados, agora, de forma deslavada e infantil, sem falar na “piada” sobre “vender seguros e uma gama de convênios”… se não dão conta nem das questões básicas…

Leia também:

Sinais de uma eleição sindical VII – Tudo ou nada!

Sinais de uma eleição sindical VI – Fim do ano dourado

Mais “Sinais de uma eleição sindical”

Crise: Presidente do Sinafresp recorre ao Judiciário (requer senha)

Presidente do Sinafresp se socorre do Conselho (requer senha)

6 Comentários to “Sinais de uma eleição sindical VIII – AGE pra quê? Vamos vender seguros!”

  1. Valeu, Téo! É assim que se faz e é assim que se expressa! Também penso que o verdadeiro objetivo de próxima AGE que se propõe não é o que se propaga mas sim o que pensa a Diretoria sobre questões outras que não são objetivamente os anseios da nossa classe. Mas, vamos aguardar as propostas a serem trazidas para debate. Grande abraço.

  2. Muito bom artigo.

    Esta irresponsabilidade e infantilidade de achar que o AFR precisa ser preparado para uma AGE é descabida. Estas já são as marcas desta gestão: arrogância, imobilidade, demagogia e infantilidade.

    Impressionante notar que percorreram o Estado e não fizeram tal identificação. Gasta-se duas vezes. Jogam nosso dinheiro fora e aumentam a mensalidade.

    Não preciso pagar para ser consultado e colocar que na pauta da AGE deve constar a destituição imediata desta diretoria e do conselho para que sejam convocadas novas eleições.

    Ficam minhas sinceras desculpas pelo anonimato. Talvez seja o primeiro a escrever, mas faça uma enquete, Téo, e veremos se estarei sozinho.

  3. Junte-se a esse quadro a atuação do SINAFRESP no imbrólio afeto aos expurgos dos arquivos na DRTC III. A questão não é a “insalubridade” ou urgência mas o custo desta tarefa se executadas por AFRs.
    Ademais, como assim, envolver AFRs, recurso humano altamante qualificado, para expurgar arquivos?
    Entendo que o assunto deveria ser tratado em alto nível, envolvendo as Coordenadorias afetas intermediado pelo SINAFRESP.
    Mas não foi isso que ocorreu, segundo palavra da presidente, no site daquelea entidade:” Diante do cenário, percebemos que será necessário colaborar …”
    Traduzindo: sua presidente lavou as mãos!!!!

  4. Teo, notícias semelhantes a essas já foram veiculadas no passado, quase sempre às vésperas de eleições. Neste ano, teremos eleições na AFRESP, então não me admira que voltem a bater nessas velhas e surradas teclas. O pior é saber que o nome da chapa vencedora tinha a ver com União… E mobilização… Mobilização?
    Alguém poderia nos informar em que janela do site estaria a minuta da tão propalada LOAT?
    Quanto à pesquisa por meio de uma empresa a ser contratada, tendo o sindicato um site, um blog e os endereços de todos os colegas à disposição, não sei, mas me cheira a jogar dinheiro pela janela.

    • Valente, a pesquisa que foi feita em 2010 (isso mesmo, foi feito um grande levantamento há 3 anos), custou R$ 50 mil, por organismo ligado à uma Escola Superior. Na minha opinião, de segunda linha a equipe que elaborou (mas não desqualifica o trabalho), e mesmo assim, cobrou R$ 50 mil, de um um sindicato que tem grana sobrando…

  5. Parabéns pelo site e pelas opiniões .

PARTICIPE, deixando sua opinião sobre o post:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: