Com 70 anos servidor público veste o pijama

Gasto de R$ 700 milhões, todos os anos, com afastamento compulsório

Considerados inaptos para o trabalho a partir dos 70 anos, são jogados numa vala comum as mais diversas categorias, atingindo desde os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) aos setores administrativos e desconsidera ainda o aumento da expectativa de vida dos brasileiros, hoje de 74,6 anos – três anos a mais do que na última década.

Os dados do Ministério do Planejamento comprovam que os brasileiros estão com mais disposição para o trabalho. O número de aposentadorias compulsórias – em alguns setores apelidada de “expulsória” – tem aumentado nos últimos três anos. Nos últimos 10 anos, 5.065 funcionários públicos tiveram que deixar os seus cargos ao atingir a idade máxima prevista em lei.

O número pode parecer pequeno, mas a mudança na regra poderia significar, além de economia, o fim dos desperdício de conhecimento

Essa realidade preocupante já obrigou o Legislativo a se mexer e apresentar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 457, que concede um fôlego de mais cinco anos aos servidores. O texto, no entanto, se arrasta há quase oito anos na Câmara dos Deputados diante das pressões de entidades de classe […] Leia mais

Leia também:

SPPrevCom: Eleições do Conselho 2014 será pela internet

Tribunais aposentam juizes com baixa produtividade

Imprevidência

2 Comentários to “Com 70 anos servidor público veste o pijama”

  1. A matéria dá a manchete: “Gasto de R$ 700 milhões, todos os anos, com afastamento compulsório”. Pergunto: O servidor recolhe a contribuição previdenciária para não usufruí-la? Com expectativa média de 74,6 anos de vida, então, melhor seria autorizar o servidor a deixar de vez a contribuição (???) Com essa ideia, defendendo a permanência dos idosos, cria outro problema, o da entrada de novos trabalhadores no setor público.

  2. Este tema é realmente bastante complexo. Existem argumentos muito bons a favor e contra. Filio-me a argumentos favoráveis e contrários. No final a escolha é do servidor. Conheço alguns colegas que pedem a aposentadoria assim que preenchem os requisitos para a voluntária e outros, poucos, que só saem no apito final. Aumentar a idade será uma forma de aumentar o “direito” de escolha pessoal de cada um, etc, etc, e também seria evitar por mais tempo a oxigenação dos quadros etc, etc. Resumindo, na minha modesta opinião, esse é um assunto que, aprovado, resultaria num número de satisfeitos muito próximo de insatisfeitos.

PARTICIPE, deixando sua opinião sobre o post:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: