Dilma quer cotas raciais para o funcionalismo

Projeto destina 20% das vagas para negros em concursos

Quinze meses após sancionar a lei das cotas nas universidades, a presidente Dilma Rousseff encaminhou nesta terça-feira, 5, ao Congresso Nacional projeto de lei que reserva a negros 20% das vagas oferecidas em concursos públicos da administração federal. A proposta tramitará em regime de urgência.  No discurso, na noite desta terça, durante a abertura da III Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, em Brasília, Dilma falou:

O projeto da lei das cotas no serviço público federal é uma iniciativa que tem imenso potencial transformador. É um exemplo pros outros entes da federação, Estados e municípios, e também para os demais poderes, Legislativo e Judiciário.

De acordo com Dilma, o Estado brasileiro está mais mobilizado e confere cada vez maior importância às políticas de ações afirmativas e de enfrentamento das desigualdades raciais. “E isso se deve à participação dos movimentos na questão da formulação das políticas” […] Leia mais

Leia também:

TJ mantém direito de candidato considerado “não apto”

Semana agitada para o funcionalismo

O ano dos concursos públicos

Tags:

6 Comentários to “Dilma quer cotas raciais para o funcionalismo”

  1. A sociedade brasileira tem uma grande dívida para com os negros e ameríndios por isso, considero muito justa a decisão da Presidente reservar 20% das vagas de concursos públicos para negros, devendo estender essa medida aos ameríndios.

  2. Demagogia pura e barata feita com o mero intuito de obter votos….

  3. A sociedade brasileira está em dívida, sim, mas não só com negros e ameríndios — a dívida é em relação às classes sociais menos abastadas, e estas são compostas também por brancos e até por amarelos. A dívida não tem cor. Basta visitar as nossas periferias de São Paulo, há brancos de monte morando em condições vexatórias, estudando em escolas lamentáveis… No Nordeste então nem se fale. Em Alagoas, Rio Grande do Norte, Pernambuco, etc., há batalhões de brancos em condições péssimas de vida e de estudo — são brancos, e daí??
    O rico e o remediado sempre estudam, comem, vestem-se e moram bem, mas o pobre, de qualquer cor, não. Este, o pobre, é que merece tratamento diferenciado.
    Discriminar pela cor da pele, seja para prejudicar ou para beneficiar, é terrível, é vergonhoso, é humilhante. Sequer o negro gosta disso. Conheço negros talentosíssimos, cultíssimos, que estudaram em escolas públicas, vieram de classes menos favorecidas, e subiram na vida por seus méritos. E conheço pobres brancos que fizeram o mesmo. E conheço ricos brancos que se arrastam pela vida… A cor da pele não quer dizer nada.
    Defendo as políticas de inclusão social, mas essas via cor de pele não dá para encarar. Aí já é apelação, demagogia e demagogia burra, pois os brancos pobres ficam pê da vida com isso, sentem-se discriminados ao contrário… Não é por aí. O PT erra e erra feio se seguir por esse caminho.
    Creio que esse tipo de medida, em vez de compensar uma dívida social, cria um enorme incômodo social, que pode resultar até, em futuro talvez não muito remoto, em exacerbação de ódios raciais.

  4. Não podemos esquecer o que os negros sofreram durante a escravatura e a descriminação que sofreram depois da abolição, sofrendo até hoje o mesmo tratamento de forma bem solerte. Os ameríndios sofrem até pior descriminação, são expulsos de suas terras por fazendeiros. Existem brancos pobres que o governo tem a obrigação de ajudar

  5. A pior besteira que já existiu na face da terra é esta questão de cotas raciais. Isto é coisa de comunista. O sujeito tem que entrar por méritos, não por pertencer a este ou aquele grupo. O mérito deve ser exclusivamente o intelecto, não importa se é pobre, rico, judeu, negro, branco.

PARTICIPE, deixando sua opinião sobre o post:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: