Operação Barreira Fiscal no Rio

Mais de 626 veículos foram abordados. 175 carregavam combustíveis e 101 apresentaram irregularidades

A Operação Barreira Fiscal realizou na madrugada de ontem a primeira ação móvel contra a sonegação fiscal no setor de combustíveis, no município de Magé e em Xerém, distrito de Duque de Caxias, na Região Metropolitana do Rio. A fiscalização contou com a participação de 50 agentes, entre auditores fiscais, policiais militares e agentes de Governo. A equipe também fez rondas pelas rodovias BR-040 e BR-116.

A Operação Barreira Fiscal começou a adotar, há duas semanas, ações móveis de fiscalização em diversos pontos das estradas do Rio de Janeiro. No início, as operações aconteciam em cinco pontos fixos, o que facilitava o desvio de rota pelos motoristas para fugir da fiscalização […] Leia mais

Leia também:

Auditores de Sergipe querem atenção nas ‘fronteiras’

Postos de fronteira do Mato Grosso em greve

A volta das “fronteiras”

Tags:

5 Comentários to “Operação Barreira Fiscal no Rio”

  1. Que sirva de exemplo para os demais Fiscos…

  2. Essa notícia é a prova cabal da tese que temos escrito em nossos artigos — publicados aqui no Blog do Afr e também no Blogafresp — no sentido de que a informatização, os programas de estímulo à cidadania (NFPaulista, por exemplo), e o regime de substituição tributária NÃO INIBEM as formas tradicionais de sonegação, e estas são muitas e muitas. A falta de documentos fiscais acompanhando mercadorias em seu transporte, inclusive de mercadorias do regime da ST, demonstra que as transações por baixo dos panos, simplesmente sem nota, ou com meia nota, ou com nota subfaturada, ou com reutlização de nota, etc. etc. etc., continuam por aí.
    Que os governos compreendam isso, abram suas cabeças, parem de desperdiçar recursos tributários em programas como a NFPaulista (R$ 9 bilhões já foram gastos, em cinco anos, só em São Paulo…!!! isso dava construir um MINIANEL METROVIÁRIO em torno no centro da capital paulistana, por exemplo, é muito dinheiro jogado fora a troco de nada, que o diga a notícia ora comentada).
    E a ST, esse samba do crioulo doido, só serve para complicar e para estimular ainda mais as práticas evasivas (quanto maior o imposto devido e antecipado em cada operação, maior a propensão a sonegá-lo…). Isto é elementar, meu caro Watson, só as autoridades é que fingem não ver o problema.
    Ou então estamos mesmo vivendo, como diria o José Saramago, no mundo da cegueira branca.

  3. Para quem ainda não viu como o Estado de SP está muito atrasado nesse tema de fiscalização rodoviária do ICMS:

    Falta apenas vontade política em prol do interesse público. É, no mínimo, imoral um Estado que convive harmonicamente com uma sonegação de R$ 132 bilhões/ano ao lado de tanta carência em serviços públicos.

    http://exame.abril.com.br/economia/noticias/sao-paulo-perde-r-132-bilhoes-por-ano-para-sonegacao

  4. Deputado Orlando Bolçone visitou o Sinafresp e se comprometeu em também tentar audiência com o governador

    Bolçone disse que o secretário da Fazenda, Andrea Calabi, vem afirmando estar preocupado com a falta de fiscalização adequada de fronteiras em São Paulo. Miriam respondeu que o problema, neste caso, não é [só] a falta de pessoal, mas [também] de estrutura para se fazer um trabalho sério nas fronteiras.

    “Precisamos de uma grande quantidade de funcionários de apoio e de estrutura física para prestar um bom serviço”, disse. Ela se refere ao processo de fiscalização, manipulação e armazenamento de mercadorias apreendidas, em que são necessários, além de fiscais, também técnicos e pessoas para realizar carga e descarga de mercadorias, os chapas, além de equipamentos modernos.

    http://goo.gl/HKR1pE

  5. Teo, o estado de São Paulo deve e precisa reativar o controle das barreiras!!! O programa PROFISCO pode oferecer recursos para investimentos em infraestrutura adequada para postos fixos nas barreiras.Pergunte à CPM – Coordenadoria de Planejamento e Modernização Fazendaria .

PARTICIPE, deixando sua opinião sobre o post:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: