O impacto dos Indicadores

gtheodoronewmGustavo Theodoro

Diversos indicadores utilizados pela Sefaz buscam mensurar as atividades executadas pela Fiscalização Direta de Tributos – FDT. Neste artigo, faremos breve resumo dos sistemas de monitoramento da atividade fiscal e trataremos especificamente dos indicadores da FDT e de seus nefastos efeitos sobre a atividade fiscal.

Já na Revolução Industrial, foi percebida a utilidade de se mensurar resultados com vistas ao controle de performance dos trabalhos. Frederik Taylor defendia a utilização de métodos científicos no planejamento dos trabalhos, com a concomitante busca dos mais produtivos operários em cada função da linha de montagem.

Os controles no século passado dependiam de planilhas feitas à mão e a consolidação, quando era executada, demandava grande esforço da organização. Com o advento dos sistemas de informação, possibilitou-se a medição quase instantânea da quantidade de atividade executada e de seus resultados. Nos anos 1990s, tornou-se moda em alguns países com maior grau de desenvolvimento a implantação de um sistema de indicadores para o serviço público com cobrança baseada neles ou mesmo com bonificações financeiras recebidas diante de cumprimento de metas previamente estabelecidas.

Com base nessas experiências, há hoje firmes convicções sobre a ineficácia de sistemas de controle ou de premiação baseados em indicadores, particularmente quando utilizados pelo serviço público. Evidentemente, esta convicção já está razoavelmente disseminada nos países centrais. Infelizmente, os países periféricos ainda continuam incrementando o uso dos indicadores, metas e de seus programas de incentivo associados […] Continue lendo (requer senha)

Tags:

PARTICIPE, deixando sua opinião sobre o post:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: