Sinais de uma eleição sindical III

teo.seminariog3TeoFranco

A chapa vitoriosa na última eleição sindical vai entrar em seu SEXTO mês de mandato, pasmem, sem ter um Plano de Trabalho elaborado, e, ainda, sem a convocação de uma Assembleia Geral para balanço e deliberação oficial dos filiados. Após cinco meses embalando o PLC 50, que acaba de virar a Lei Complementar 1.199/2013, continua fazendo visitas às Regionais para “obter dos colegas as informações, sugestões e reclamações para completar o plano de trabalho do Sindicato“.

Ocorre que, ao ser publicada na última quinta-feira (23) a LC 1.199 vetando algumas emendas aprovados pela Assembleia Legislativa, a direção do SINAFRESP sentiu-se no direito de estampar no site da entidade, uma foto grotesca do Sr. Governador com os dizeres “Governo de SP declara guerra contra AFRs – Emendas do Sinafresp ao PLC 50 foram vetadas“. Sem entrar no mérito da validade, ou não, das afirmativas, pergunto:

Os AFRs foram consultados minimamente?

A maioria dos colegas que encontrei nos últimos dias, manifestaram, no mínimo, preocupação com esse posicionamento publicado no veículo oficial de NOSSA entidade.

Como se não bastasse, na sexta-feira (24), nova publicação “Manifesto do Sinafresp contra atitude do governador“, repleto de palavras amargas em tom de ressentimento:

O governador Geraldo Alckmin demonstrou, sem deixar margem a dúvidas, que não respeita e nem valoriza a classe dos Agentes Fiscais de Rendas. O lamentável veto às poucas emendas ao PLC 50/2012 acolhidas por acordo unânime de líderes na Assembleia Legislativa provou isso. Além de ser um ato de desdém ao Poder Legislativo, o veto comprova que este governo enveredou de vez pelo caminho da mesquinhez, do autoritarismo, do desrespeito, da afronta e do descaso, tratando de forma irresponsável aqueles que exercem zelosamente atividade primordial da Secretaria da Fazenda de São Paulo. Mas o veto não demonstra apenas isso, demonstra a arrogância e o descaso com que o governo trata os direitos […] Ao vetar o dispositivo que protegia as gestantes em estágio probatório, o governador toma uma atitude estarrecedora, […] Ao vetar o dispositivo que impedia a cessação de designação nos casos de eletivos, inclusive classistas, apresenta sua verdadeira face de inimigo. Nós (sic), Agentes Fiscais de Rendas, somos servidores do Estado, não do governo […] Devemos (sic) fazer o que estiver a nosso alcance para trazer equilíbrio a ele, mesmo que isso nos leve a confrontar o governo

Somente a última frase do “Manifesto” seria suficiente para, neste momento, demonstrar serenidade e responsabilidade da direção sindical que questiona a “irresponsabilidade” do Sr. Governador:

A categoria decidirá, em Reunião do Conselho e em Assembleia Geral, sobre as respostas que daremos em repúdio ao ato do governador.

E, se a categoria decidir que o caminho da afronta esta equivocado? A direção sindical vai se curvar?

Na minha opinião, uma liderança com maturidade democrática não deveria se arrogar na tentativa de antever o posicionamento da categoria que representa, antes de ouvir as decisões da ASSEMBLEIA GERAL dos seus filiados, esta sim legítima e soberana.

Leia a Mensagem do Governador (razões do veto parcial ao PLC 50)

Leia também:

Promulgado o PLC 50, com vetos

Sinais de uma eleição sindical II

Sinais de uma eleição sindical

Tags:

5 Comentários to “Sinais de uma eleição sindical III”

  1. Não consigo entender o manifesto do Sinafresp. Se o Governador vetou duas emendas, cabe a Assembleia Legislativa apreciar o Veto. O Sinafresp que por todo o tempo de discussão do PL 50 não saiu da Assembleia deveria começar um novo plantão, pressionando o Lider do Governo que propôs a emenda alternativa para não deixar para as calendas a apreciação dos vetos às emendas. Esta é a primeira medida a ser tomada. Não há porque declarar guerra ao governador, principalmente porque julgo o momento inoportuno diante de coisas graves estão acontecendo com alguns colegas. Há um ditado que diz: Contra a força não há resistência e no momento a força está com o Governador que ignorando que os três poderes são idependentes e harmônicos entre si manda e desmanda na Assembéia, pois os senhores deputados têm medo de perder as suas vantagens pessoais advindas das emendas ao orçamento. Portanto, mesmo se a análise dos vetos se dessem amanhã, provavelmente os mesmos seriam mantidos, porque o “GOVERNO NÃO QUER”. Só uma coisa nos resta: O Sr. Geraldo Alkimin, será candidato à reeleição no próximo ano. Essa é a hora do troco, quando ele ou os seus emissário vierem pedir os nossos e os votos de nossas famílias. Preovavelmente se todos os funcionários estaduais, suas famílias e seus amigos deixando de votar no PSDB (partido inimigo do funcionalismo público), serão no mínimo 3.000.000 (três milhões) de votos que farão muita diferença no final da eleição.
    No momento, entretanto, entendo que o Sinafresp deva ser mais calmo em suas reinvidicações.

  2. A retórica utilizada pelo Sinafresp lembra a panfletagem dos petistas da Apeosp.

  3. “Visitinha” é atitude personalista. Ela não fortalece as lideranças regionais. O fato é que sem o manejo das lideranças regionais, qualquer mobilização nasce com os dias contados. Com visitinhas o sindicato pode falar qualquer coisa pois de lá não virão números concretos de quantos apoiam ou não um determinado posicionamento, conforme uma AGE. Mas, obviamente, não serei o trouxa a acreditar que isso não é premeditado.

  4. Segundo informes a diretoria do Sinafresp fez a seguinte convocação ao Conselho:
    1. Avaliação e deliberação sobre as medidas a serem tomadas em decorrência dos vetos praticados pelo Governador contra o interesse da Categoria no PLC 50;
    2. Deliberação sobre a realização de Assembléia Geral Extraordinária para confirmar e reforçar as medidas que envolverem a participação ativa de toda a Categoria.
    Pergunta: A AGE só tem a única opção “confirmar e reforçar as medidas…”? Desta maneira, fica a impressão que a categoria esta sendo tutelada, mais uma vez, para não dizer, que parece estar, sendo considerada como “massa de manobra”.

PARTICIPE, deixando sua opinião sobre o post:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: