Prestígio do cargo de Auditor-Fiscal da Receita Federal esta em xeque

Alto grau de complexidade das funções e desvalorização salarial comparados a outras carreiras típicas de Estado

O alto índice de abstenções em Minas Gerais (50%) e Rio Grande do Sul (42%) do último concurso público, realizado nos dias 22 e 23 de setembro, para Auditor-Fiscal da RFB acendeu uma luz amarela quanto ao prestígio do cargo dentro das carreiras públicas. Tal fato denota que o cargo de Auditor está perdendo o prestígio conquistado ao longo dos anos por parte dos que antigamente disputavam o posto de uma das carreiras mais distintas do Executivo.

A falta de interesse nos concursos para a Receita Federal tem suas causas e consequências. Sem contar as condições em que o recém-empossado, tendo realizado um dos concursos mais difíceis do país, assume suas funções laborais. Grande parte deles segue para áreas inóspitas, de difícil acesso, consideradas de risco e sem garantia de segurança […] Leia mais

3 Comentários to “Prestígio do cargo de Auditor-Fiscal da Receita Federal esta em xeque”

  1. As desqualificação do corpo funcional da Administração também tem a ver com as tarefas que lhe são confiadas, muitas delas de baixa relevância para a importância do cargo. Por exemplo, coleta de amostras de combustíveis em postos de gasolina, desqualifica a função do Auditor (ou Agente) Fiscal. Outras operações intermitentes no comércio de varejo do tipo “operação dia dos pais”, “operação dia dos namorados”, etc, idem. “Batidas” policialescas em rodovias, idem. Onde queremos chegar?

  2. Troque ” Auditor-Fiscal da Receita Federal” por “Agente Fiscal de Rendas de SP” e você você verá que quase tudo serve, com exceção das “áreas inóspitas”….

  3. Estes altos índices de abstenção ocorrem em outro concurso realizado no mesmo dia: Analista Tributário da Receita Federal. Considerando que um elevado número de candidatos inscreveu-se em ambos os cargos, dado a esperança de mudança na data de realização das provas, estes tiveram de escolher entre um ou outro. Afinal, ninguém pode estar em dois lugares ao mesmo tempo. A abstenção não tem relação alguma com falta de prestígio, foi apenas estratégica.

PARTICIPE, deixando sua opinião sobre o post:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: