SP vai disponibilizar salários de servidores

Enquanto a CPMI do Cachoeira segue divulgando a conta gotas aquilo que bem entende, para proteger os aliados, tanto o governo federal como o estadual, lançam nova medida demagógica. Na esteira do velho e batido discurso de que os servidores públicos são os ‘vilões’, desvia-se o foco de matérias de relevo.

Oras, para identificar a minoria que tem acúmulo de cargos ou funções, é só fazer um levantamento e trocar informações entre os órgãos, e não expor todos os funcionários, inclusive a risco de vida… Enquanto a (in)segurança pública não consegue proteger o cidadão (trabalhador), com a divulgação do salário, os bandidos nem precisarão ter muito trabalho para identificar as suas vítimas…

Eis a notícia:

Um dia depois da presidente Dilma Roussef ter anunciado que vai disponibilizar na internet os salários dos servidores federais, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, afirmou que o governo paulista fará o mesmo. De acordo com o governador, a medida deve ocorrer “o mais rápido possível”, sem, contudo, estipular um prazo. Os anúncios ocorrem na semana em que entrou em vigor a Lei de Acesso à Informação em todo o país, que obriga órgãos públicos a prestarem informações sobre suas atividades a qualquer cidadão interessado.

Já determinei à Casa Civil e à Secretaria de Gestão Pública que torne público todos os salários do poder Executivo, ativos, aposentados e pensionistas. Será divulgado nome por nome, o mais rápido possível

O governo paulista já vinha disponibilizando em seu portal da transparência os vencimentos dos funcionários públicos por cargo, sem, no entanto, citar nomes dos funcionários. Por esse sistema, não era possível verificar acúmulo de funções e pagamentos de extras e outros adicionais […] Leia mais

Tags:

4 Comentários to “SP vai disponibilizar salários de servidores”

  1. Estou totalmente favorável à divulgação do salário dos servidores.
    Entre os servidores, poucos de fato ganham muito, acima dos limites legais, em detrimento da grande maioria.
    Alguns acham que são ricos porque ganham R$ 15 mil.
    Quem vive com padrão superior ao que ganha é que pode ficar preocupado.

    Quanto à CPMI, acabei de ler que os deputados vão anistiar os deputados envolvidos com o Cachoeira. É claro que não adianta colocar os corrompidos e corruptores para se auto-julgarem.

    Transparência é um bom caminho para melhorar tudo isso.

  2. Pergunto: com essa nova lei, qualquer cidadão tem o direito de exigir que os órgãos públicos prestem informações sobre suas atividades?

    Bom, então, se a Fazenda, para prestar conta de seus gastos, acha que está obrigada a divulgar o salário de cada funcionário público, pouco importando o sigilo pessoal das pessoas, ENTÃO, POR JUSTIÇA, PARA PRESTAR CONTA DAS SUAS RECEITAS, ACHO QUE DEVEMOS EXIGIR, NO JUDICIÁRIO, QUE A FAZENDA DIVULGUE MENSALMENTE QUANTO CADA EMPRESA RECOLHEU DE TRIBUTOS.

  3. Primeiro eu gostaria de saber se vai ser publicado o salário líquido ou o bruto, há uma boa parte do salário dos colegas anteriores a 2009 que é glosada, será que a população sabe disso? Segundo eu gostaria de saber se as participações nos conselhos de empresas públicas também serão incluídas nestas publicações, ou seja, se vão publicar tudo mesmo ou só o que interessa.

    A publicação deveria ser por rendimentos líquidos e consolidadas por CPF de todas as fontes do Estado (um dia, quem sabe, do país). Aí sim saberíamos quem é quem em São Paulo.

  4. Transparência é um bom caminho. Em todos os níveis da adminstração ficará claro se há aqueles que têm padrão de vida superior ao salário que recebem.
    Recebi e-mail do Sinafresp informando que ele entrou com ação contra a divulgação dos salários.
    No caso dos AFRs, será interessante se aparecer diferenças significativas e desconhecidas entre os salários. Acho improvável. Todos sabem que ganhamos o teto salarial do Estado que é o salário do Governador.
    Preferiria que o Sinafresp se dedicasse ao seu papel de Sindicato: melhorar os salários e as condições de trabalho. Se continuar como está, logo será vergonhoso mostrar o salário de tão baixo. A inflação vai comer lentamente as gorduras não são pagas e que estão acima do salário do governador e, enquanto isso, o governador não aumentará o salário dele.

PARTICIPE, deixando sua opinião sobre o post:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: