Com um pássaro na mão, preferimos dois voando…

Prezados,

A nossa direção sindical tutelou a categoria e escolheu (por ela) arriscar a proposta de extinção da Função Básica. Surpreendeu pela NÃO convocação de AGE para debater a questão. O nosso placar neste final de ano é negativo. Não pelo fato de nenhuma das reivindicações (estas sim) aprovadas em AGE terem sido alcançadas, mas por ter uma proposta concreta e ter sido ignorada ou pior, esnobada pela direção sindical.

ENQUANTO ISSO EM OUTROS ESTADOS…

…o ano encerra com, pelo menos, duas figuras de destaque na carreira fiscal, por sua determinação, planejamento e foco em objetivos definidos.

Um, foi o colega do Pará, Charles Alcantara que priorizou a Lei Orgânica e conseguiu motivar toda a categoria que teve como resultado a aprovação da mesma dias atrás.

Outro, foi o colega de Rondônia, Francisco Barroso que não se conformou com o desvio do dinheiro público através da aprovação de lei pela Assembleia Legislativa, de interesse escuso do governador. Moveu tudo o que pode, desde associação de prefeitos, Tribunal de Contas até o Ministério Público. Tudo isso culminou na suspensão da abjeta isenção por ordem da Justiça.

O BLOG do AFR esteve ao lado deste “cavaleiro solitário” divulgando cada passo aos inúmeros agentes fiscais, leitores do Blog. Vários colegas se solidarizaram enviando mensagem de incentivo ao Chico de Rondônia, porém, vimos pouquíssimos sindicatos, nem mesmo a Fenafisco, divulgar um manifesto em apoio a atitude de um servidor público em defesa do bem público. Nos falta um mínimo de indignação, mais conscientização e despertamento do nosso real papel de cidadão, e, mais ainda, de guardiães do erário.

Boa inspiração para 2012, seria, como bem propôs o nosso colega Roberto Bianchi, de termos a humildade, de convidar (via Sinafresp) estes (e outros notáveis) colegas para aprendermos um pouco com eles, além de um vigoroso Projeto de Formação de Liderança Sindical. Caso contrário, continuaremos, na próxima gestão com mais amadorismo e improviso. Precisamos de um mínimo de coordenação, de gestão e trabalho em equipe. Ainda mais pela notícia de que Alckmin estuda congelamento de gastos em 2012

TeoFranco 

Leia mais:

Sindicato assume ter recusado proposta de extinção da FuBá

E a Lei Orgânica do Fisco paulista?

LESA RONDÔNIA – O golpe de 1 bilhão e o Chico

Projeto de Formação de Liderança Sindical

2 Comentários to “Com um pássaro na mão, preferimos dois voando…”

  1. Téo,
    absolutamente perfeitas suas considerações sobre mais um ano perdido por nós.
    O que percebemos é uma melancólica anomia dos sindicatos, federações e confederações dos servidores públicos deste pais.
    Realmente , sindicato no Brasil , definitivamente, com as raras e honrosas excessões como no caso da APEOSP,
    não passa de peleguismo ou sinecura para gente que se diz líder.
    Obviamente só é possivel que essa gente domine e se perpetue nesses comandos porque não exercemos cidadania.
    Edison

  2. Transcrevo abaixo declaração do governador publicada hoje no site do Estadão, falando em contingenciamento do orçamento paulista para 2012 (1,5 bilhões), em função da crise financeira na Europa/EUA e menor crescimento do PIB brasileiro com superação da meta de inflação em 2011. Com base nisso, não é difícil de imaginar que a PR permanecerá a mesma ou até mais baixa em março do ano que vem. Leiam:

    “O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, confirmou nesta quarta-feira, 28, que deverá fazer um contingenciamento no Orçamento do Estado de São Paulo em 2012, aprovado pela Assembleia Legislativa em R$ 156,6 bilhões. Ele garantiu, contudo, que irá evitar cortes em investimentos. ‘Vamos sempre procurar ser criteriosos na área de custeio e pisar no acelerador do investimento’, disse, após evento para a entrega de casas em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. No evento, Alckmin pregou cuidado com os gastos públicos, porque, segundo ele, ‘há uma incerteza em relação à economia mundial’, mas afirmou estar otimista. ‘Não acho que vai ter catástrofe’, contou.

    O governador não definiu a meta do contingenciamento, mas a expectativa de integrantes do governo estadual é de que ele seja similar ao do ano passado, de R$ 1,5 bilhão. Alckmin citou as estimativas do governo federal em relação ao crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e para a inflação de 2011, que não foram cumpridas, para justificar possíveis congelamentos nos recursos previstos no Orçamento do Estado em 2012.

    ‘Quando o Orçamento foi feito, a previsão era de 5% de crescimento da economia e 4% de inflação; terminamos o ano com crescimento de 3%, abaixo do previsto, e inflação de 6%, acima do previsto. Por isso precisamos cautela’, afirmou.

    O governador evitou, como tem feito, comentar o embate eleitoral no PSDB de São Paulo pela candidatura da sigla à sucessão do prefeito Gilberto Kassab. ‘Quem escolhe o candidato é o diretório local e o PSDB dará exemplo ao Brasil, fazendo prévias, democratizando o critério de escolha e ouvindo os filiados. Essa tarefa é do partido e não do governo’, afirmou.”

    Basta ler o artigo acima pra entender que não devemos ter grandes expectativas de PLO e muito menos de PEC pra 2012. Aliás, essa atual direção do sindicado presta um enorme desserviço à categoria ao alimentar tais expectativas apenas com base em “fotinhas” nos estacionamentos e escadarias das DRTs, coisa absolutamente inócua diante de um quadro em que a equipe do Governador se mostra extremamente preocupada com a possibilidade de cenários econômicos gravíssimos para o próximo ano (embora no artigo o governador disfarce e diga o contrário, por motivos óbvios, afinal, ninguém no poder seria burro a ponto de criar alarmismos, isso seria um tiro no pé, um presente para a oposição).

PARTICIPE, deixando sua opinião sobre o post:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: