Sindicatos são contrários à previdência complementar de servidor

Sindicatos ligados ao servidor público e deputados, inclusive da base governista, são contrários à proposta do Poder Executivo que institui a previdência complementar para os servidores públicos (PL 1992/07).

O projeto tornará os cargos efetivos e dos membros de Poder pouco atraentes para os bons profissionais do mercado, fragilizando carreiras essenciais para o funcionamento e defesa do Estado, como as de delegado, policial, auditor, procurador, magistrado, ministro da cúpula do Poder Judiciário e do TCU”, diz a petição.

Segundo o texto, o plano oferecido pela Fundação da Previdência Complementar do Servidor Público Federal (Funpresp) se equipara aos planos vendidos por qualquer banco privado, “cujas características têm caráter muito mais financeiro do que previdenciário, sem garantia de recebimento do benefício ao longo da trajetória de vida do segurado.”

Prejuízos – Para o deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), a proposta do Executivo cria para o servidor uma espécie de previdência privada, que pode a qualquer momento deixar de atender os direitos do segurado. “Um fundo de natureza privada fica sujeito à instabilidade do mercado e das crises econômicas”, destaca. O deputado Policarpo (PT-DF) também é contrário à proposta e acredita que ela deveria ser mais discutida com os servidores e as entidades que têm interesse direto na matéria, antes da votação. “O único que quer votar neste momento é o Ministério da Previdência”, disse.

Deficit da previdência – A medida vai representar gasto maior para o governo, devido à perda de arrecadação resultante da exclusão, da base de contribuições para o regime próprio de Previdência, da parcela de remuneração dos servidores. O atual deficit é conjuntural, resultante da redução do número de admissões no serviço público com a terceirização no Poder Executivo “Já no Judiciário, os servidores em atividade pagam com tranquilidade os aposentados”, disse.

Leia a Nota Técnica do Sindilegis

TV Sindilegis também aborda o tema:

3 Comentários to “Sindicatos são contrários à previdência complementar de servidor”

  1. Uma prefeitura próxima à Campinas abriu inscrições para médicos com salários de R$10.000,00 e a quantidade de vagas supera a quantidade de inscritos. O regime é CLT, esse fato é uma mostra do que já estamos enfrentando na prestação de serviços essenciais à população. Agora estão querendo aposentar os servidores públicos pelo teto do INSS. Quem vai querer ser servidor público? Estão querendo sucatear o serviço público? Com certeza existem interesses que não são os do cidadão, que ve o servidor público como um vilão por causa da propaganda enganosa. Acho que já passou da hora dos representantes dos servidores públicos se unirem e mostrar o seu valor!

  2. Absurdo essa pressão desmesurada que se faz em cima do servidor público, como se ele fosse o responsável pelas mazelas do país, sendo que, na verdade, ele é em grande parte responsável pelo pouco que o Estado faz para o cidadão, com raríssimas exceções de maus servidores. Pintam-nos como privilegiados (pelo único benefício que temos que é a integralidade e paridade na aposentadoria) e responsáveis pelo problema do déficit fiscal, quando na verdade, são os banqueiros os que comem grande parte do orçamento e sequer dão segurança aos cidadãos em seus caixas ou suas agências, além de prestar um péssimo e caríssimo serviço bancário.
    Então, acho indispensável unir forças, financeiras inclusive, não apenas para uma campanha INTELIGENTE de mídia, como principalmente para se realizar um fortíssimo loby junto ao mundo político, de forma supra-partidária, a fim de mudarmos esse eterno estigma de “patinho feio” da sociedade que além de tremendamente injusto, também já passou do ponto de ser diferente.

  3. A questão da previdência ocupa a ordem do dia em todo o planeta, dizendo respeito aos cidadãos, comuns e a servidores públicos (caso de regime próprio) Veja o vídeo no link adiante e entenda porquê: http://www.valdecyalves.blogspot.com/2012/02/previdencia-social-no-brasil-uma.html

PARTICIPE, deixando sua opinião sobre o post:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: