Corrupção e política

OPINIÃO

O presidente do SINDIFISCO do Pará, Charles Alcântara*, em artigo no Diário do Pará, fala sobre o mais recente caso da contratação pela SEFA de uma empresa privada denominada Assets Alicerce Assessoria Ltda., que, segundo o portal Transparência Pará, recebeu, no período de julho a dezembro de 2010, mais de R$ 27 milhões dos cofres públicos por um trabalho até então desconhecido.

Mais um caso de submissão do interesse público ao privado”

A política, para além de qualquer coisa que se assemelhe a uma cruzada contra a corrupção e os corruptos, é atividade emancipatória, cujo sentido mais genuíno é o de afirmar e honrar a esfera pública. A corrupção, por sua vez, é muito mais do que mera desonestidade pessoal e o seu alcance extrapola os limites da esfera individual. A corrupção nasce e floresce no terreno em que se estabelece a conflituosa relação entre o público e o privado.

Quanto mais intenso é o conflito entre o público e o privado, mais sofisticados são os mecanismos de corrupção, mais ilustres são os corruptos e corruptores e mais deletérios são os seus efeitos para a sociedade. É nas instituições com maior poder de regulação, de polícia, de fiscalização e de intervenção no domínio econômico que a corrupção mais sangra a sociedade, justamente porque é nessas instituições que se apresenta mais agudo o conflito de interesses.

SINDIFISCO/PA

*Foi Chefe da Casa Civil do governo Ana Júlia e principal articulador político da coligação vitoriosa em 2006. Saiba mais

Leia também: 

O Fisco é de Estado e não de governos – ENTREVISTA – Charles Alcântara

PARTICIPE, deixando sua opinião sobre o post:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: