IR – Valor do IAMSPE pode ser deduzido

Ao preencher sua declaração de ajuste anual do imposto de renda, os servidores deverão lançar o total descontado do IAMSPE como despesas médicas. A Declaração do IR Retido na Fonte e o Comprovante de Rendimentos relativos ao exercício de 2010, fornecida aos servidores pelo Depto. Despesa de Pessoal do Estado – DDPE, está excluindo o valor do IAMSPE do campo “Deduções”, passando a incluí-lo no campo “Informações Complementares”, com o CNPJ 60.747.318/0001-62 do IAMSPE. Essa orientação foi preparada pelo DDPE.

Fonte: Sinafresp

Site da Receita Federal – download do programa IRPF 2011

24 Comentários to “IR – Valor do IAMSPE pode ser deduzido”

  1. O programa da receita não reconhece o CNPJ 60.747.318/0001-62 do IAMSPE como depesa nem médica, nem hospitalar muito menos como convenio. Mesmo não declarando este pagamneto o programa arbritariamente não recebe a declarção, pois continua a apontar o ERRO C.25. Quero enviar minha declaração o mais rápido possível, para receber a restituição no primeiro lote e a Receita Federal me empede disso…… ALCEU TOLEDO

  2. Estou com o mesmo problema do Alceu toledo, será que o programa tá com defeito??

  3. Prezados,
    O CNPJ 60.747.318/0001-62 esta correto, só não pode ser lançado no ítem “Pagamento efetuados a Médicos”, pois ali é exigido o CPF. Por isto, a informação de “erro”.

  4. Coloquei as descontos efetuados no meu pagamento durante o ano de 2011 com o IAMSPE no item Pagamentos e Doações Efetuados, no subitem “Planos de saúde” no CNPJ informado pelo Teo Franco e deu certo.

  5. Prezado Teo Franco, Mesmo usando o código 21 ou 26 no item “Pagamentos e Doações Efetuados”; contnua não identificando o CNPJ do IAMSPE. Baixei o programa no site da Receita Federal, e ainda continua sinalizando ERRO C25. ALCEU TOLEDO

  6. Estou com a mesma dificuldade do sr Alceu. Naõ consigo declarar a dedução do IAMSPE no cod 36 como havia feito no ano anterior. Posso declarar como Plano de saúde, conforme sugeriu a sra Salete? ou existe outro código no menu de Pagamentos e Doações efetuados”? CLARA

  7. Clara. Eu lancei no código 21 (hospitais…) e o programa aceitou. Alcides

  8. Alcides,
    depois que eu li em vários sites a respeito dessa “contribuição ” ao IAMSPE, fui informada que trata-se de um plano de saúde “oferecido” pelo Governo do Estado aos seus servidores e que é possível o servidor pedir sua saída desse “plano” quando de sua aposentadoria. Daí eu declarei essa dedução como “Plano de Saúde” código 26 e o programa da Receita aceitou. Agora é esperar pra ver o que vai acontecer. CLARA

  9. Sugiro aos colegas que chequem se no valor da Contribuição Previdenciária Oficial constante no Comprovante de Rendimentos Pagos, não está embutido o valor informado como Despesas Médicas – IAMSPE.

  10. Obrigado,Alcides depois de várias tentativas lancei código 21 e o programa aceitou. grata.Grau

  11. ACS
    Senhores, depois de muito pesquisar pelos sites afora, conclui que IAMSP (assim como UNIMED e outras) constitui uma “Plano de Saude” e como tal deve ser registrado no código 26 sem nenhuma dúvida (26 – Planos de Saúde”.
    Outra droga de se achar é “DIÁRIAS E AJUDA DE CUSTO”. Depois de outra perigrinação virtual conclui que estes benefícios pertencentes a “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”, devem ser alocados no “Item 15 – Outros”.

  12. preciso saber onde lanço os Rendimentos recebidos Acumuladamente….possuo dois itens neste campo……um é o Total de Rendimentos e o outro é Contribuição Previdenciaria Oficial

  13. lancei o cod. 26 ao invés do 36 no IRRF para declarar o IAMSP e consegui transmitir a declaração, espero não ter problema lá na frente.

    valeu a dica

  14. IAMSPE é despesa ligada à saúde – plano de saúde -, portanto deve, e só deve, ser lançada como tal, no código 26. O código 36 trata-se de “previdência”, o que não é o caso, pois previdência, como o próprio nome diz, se trata de complementação de aposentadoria e já vem discriminada no campo específico do Informe de Rendimentos fornecido pelo Governo do Estado.

  15. para lançar os rendimentos recebidos acumuladamente é necessario lançar a quantidade de meses e uma data. A data pode ser o do inicio do recebimento do beneficio. deve-se fazer a simulação com as duas formas de tributação. ajuste anual ou dedução na fonte para saber qual é a mais vantajosa.

  16. esta dando erro C25 no quando vou enviar para receita cnpj não valido para previdência privada
    01.392.021/0001-62 fapi ou previdência complementar Cod. 36 ou 38

  17. A SPPrev informa no comprovante que oferece ao aposentado que tratam-se de despesas médicas os pagamentos feitos para o IAMSPE. O lançamento que fiz no código 21 foi aceito pela Receita Federal.

  18. Meu gasto com Iamsp em 2013 foi de R$660,00. Coloquei nas despesas como plano de saúde e não houve nenhuma diferença no valor da restituição.

  19. Esqueci de incluir o IAMSPE em anos anteriores, quando sempre houve restituição. Como fazer para recuperar o valor, que aumentaria as restituições??

  20. Bom dia pessoal.
    estar acontecendo comigo no Spprevicom o mesmo problema, o que faço

  21. O IAMSPE é um plano de saúde, por definição legal contida no artigo 2º do Decreto-Lei 257 / 1970. Portanto, o valor total das contribuições efetuadas ao IAMSPE, que vem informado no campo de “Informações Complementares” dos “Informes de Rendimentos” emitidos pela SPPREV ou pela SEFAZ no DDPE, deve ser informado na Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda Pessoa Física, na Ficha de “Pagamentos Efetuados” – no código 26 – “Planos de Saúde no Brasil” – IAMSPE – CNPJ 60.747.318/0001-62.
    Dessa forma, o valor total das contribuições feitas ao IAMSPE é integralmente deduzido do imposto apurado da Declaração do Imposto de Renda do contribuinte, Pessoa Física. Eu sempre fiz assim na minha Declaração do Imposto de Renda e nunca tive problemas. Vejam o DL 257/70 e seu regulamento.

  22. Boa noite….Como sei se no valor da contribuição previdenciária oficial o desconto ao Iamspe já não está incluído? Pois minha declaração deu problema, mas não especifiam nada além mostrando que é com IAMSP

  23. Rafael, o IAMSPE não deve ser declarado/deduzido na DIRPF como como gasto com previdência oficial, mas como despesa com assistência médica. Por isso consta no informe de rendimentos em separado da contribuição para a previdência; é idêntico aos gastos com a Amafresp ou convênios de assistência médica.
    Talvez seja este o problema.

PARTICIPE, deixando sua opinião sobre o post:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: